Publicidade
28 de março de 2019 | Ela saudável
A Síndrome Pré Menstrual, atualmente denominada Desordem Disfórica Pré Menstrual (DDPM), não tem uma causa totalmente elucidada. Mas se sabe que há uma relação com a fase lútea (após a ovulação), mais provavelmente pela flutuação hormonal deste período e com a quantidade de receptores de serotonina.
Por isso, não há um tratamento específico para não sentir mais TPM.
A melhor forma para evitar os sintomas indesejáveis é promover hábitos de vida saudáveis e, se necessário, tomar alguma medicação que trate sua principal queixa.
Algumas dicas de hábitos saudáveis: exercícios físicos, atividades prazerosas, dormir bem, dieta rica em vitaminas, com pouca gordura e sal, redução de bebidas ricas em metilxantinas (chá, café e a base de cola) e outros.
As medicações podem ser: diuréticos para quem sofre com inchaço, anticoncepcionais para quem tem vários sintomas importantes e não deseja engravidar, analgésicos/anti-inflamatórios para quem sente dor e inibidores seletivos da recaptação da serotonina para quem sofre mais com sintomas psíquicos.
Vale a pena pegar um calendário e anotar quais dias do mês você acredita estar de TPM, quais os sintomas que sentiu e em quando menstruou. Assim você saberá qual a frequência e intensidade dos sintomas, e principalmente poderá diferenciar se o problema é somente a Síndrome Pré Menstrual ou se há alguma outra alteração interferindo em seu dia-a-dia.
______________________________
As dicas dadas aqui têm caráter informativo e educacional e, portanto, não substituem a consulta com seu ginecologista de confiança. O conteúdo do Ela Saudável JAMAIS deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação.
Envie a sua mensagem para o e-mail:
→ elasaudavel@grupoitos.com
Abraços!